Instrumento de avaliação da percepção de seguridade de pedestres no espaço urbano baseado no método AHP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/engurbdebate.v4i2.112

Palavras-chave:

Desafios das mulheres no transporte, Planejamento urbano, Método multicritério

Resumo

Para tornar a caminhada mais atrativa no espaço urbano, é importante se atentar à percepção de seguridade, a qual pode ser experimentada independentemente da taxa real de criminalidade, estando associada a características do ambiente construído, bem como a particularidades do pedestre, como o gênero, por exemplo. Assim, o objetivo desta pesquisa é definir um instrumento de avaliação da percepção de seguridade de pedestres no espaço urbano, utilizando aspectos e medidas de planejamento previamente selecionados. Como métodos, têm-se: (i) a estruturação do instrumento, adaptando o método AHP; e (ii) divulgação e aplicação em formulário eletrônico. Como resultados, obtêm-se: (i) hierarquia de priorização de aspectos: circulação de pessoas (0,32), fiscalização (0,26), atratividade do espaço urbano (0,22) e manutenção viária (0,21); (ii) aspectos com diferentes pesos entre os gêneros feminino e masculino; e (iii) relato de 53,33% dos homens e 76,19% das mulheres como inseguros ao caminhar. A contribuição deste artigo está em subsidiar o planejamento sobre o que deve ser priorizado no espaço urbano visando cidades perceptivelmente mais seguras para pedestres, principalmente para as mulheres.

Biografia do Autor

Lara Reis Rodrigues, Universidade Federal de São Carlos

Lara Reis Rodrigues, 24, é natural de Franca, SP, Brasil. Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade de Franca - UNIFRAN (2017-2021). Mestranda em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos (PPGEU/UFSCar) (2022- ), com ênfase na área de Transportes, na linha de pesquisa "Gestão, Planejamento e Tecnologias aplicados à Engenharia Urbana" e no tema "Planejamento da Mobilidade Urbana com apoio de SIG", sendo Bolsista de Mestrado da CAPES. Durante sua graduação, realizou monitoria, organizou e ministrou oficinas, participou de eventos acadêmicos científicos, desenvolveu e publicou pesquisas e realizou iniciação científica voluntária nas áreas de planejamento urbano e regional e de planejamento de transportes, com foco em mobilidade urbana sustentável. No mestrado, realizou estágio de capacitação docente na disciplina de "Planejamento de Transporte", do curso de graduação de Engenharia Civil da UFSCar, participou, publicou e apresentou trabalhos em eventos acadêmicos científicos e concentrou suas pesquisas em caminhabilidade, seguridade percebida e gênero. Tem experiência em Arquitetura e Urbanismo.

Rochele Amorim Ribeiro, Professora Doutora, Universidade Federal de São Carlos

Rochele Amorim Ribeiro é professora no Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo (2004) e mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e doutorado em Engenharia de Transportes pela USP - São Carlos (2011) Durante a graduação foi bolsista PROREXT-UFRGS na atividade de Extensão Universitária. Ademais, foi estagiária CIEE na Secretaria de Planejamento Urbano da Prefeitura de Canoas e em escritórios de arquitetura e urbanismo. Durante o mestrado foi bolsista CAPES. Publicou trabalhos científicos em congressos nacionais e internacionais na área de Planejamento Urbano e em Transportes. Em 2006 participou de um estágio de investigação na Universidade do Minho (Braga ? Portugal) na área de Desenvolvimento Urbano Sustentável, sob orientação do Prof. Dr. Rui António Rodrigues Ramos. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: Expressão Gráfica, Geoprocessamento, Mobilidade Urbana e Modelagem computacional.

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Publicado

2024-02-15 — Atualizado em 2024-02-16

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Transportes