Análise Multicritério e Geoprocessamento no Planejamento do Sistema de Espaços Livres Urbano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/engurbdebate.v4i2.116

Palavras-chave:

espaços livres potenciais, análise de decisão multicritério, Sistema de Informação Geográfica

Resumo

Este trabalho visa apresentar o planejamento do Sistema de Espaços Livres da cidade média de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil com enfoque nos espaços livres de lazer e recreação potenciais da cidade através da aplicação da metodologia de Análise Multicritério e do Processo de Hierarquia Analítica (AHP). A Análise Multicritério e o método AHP permitem a atribuição de valores ou pesos estatísticos às variáveis de pesquisa, tendo como objetivo reunir atributos distintos de avaliação em uma só análise, como áreas de preservação ambiental com áreas de patrimônio cultural, vazios urbanos ou ainda, importantes eixos de mobilidade para a cidade. No presente estudo, foram elencados sete critérios de pesquisa fundamentais para a delimitação de praças e parques futuros, tendo como base de dados em Sistema de Informação Geográfica (SIG), a leitura dos condicionantes biofísicos e construídos de Santa Maria, ou seja, as infraestruturas naturais, construídas, socioculturais e socioeconômicas. A partir dos mapeamentos, conclui-se que análises quali-quantitativas como o método multicritério é de fundamental relevância para o estudo das paisagens urbanas, principalmente para a elaboração e revisão de planos urbanísticos, os quais devem estar pautados na gestão sustentável do solo.

Biografia do Autor

Renata Michelon Cocco, Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo

Arquiteta, urbanista, paisagista e doutoranda do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP) na área de concentração Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo. Mestra em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Licenciada pelo Programa Especial de Graduação de Formação de Professores da UFSM. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFSM e Técnica em Paisagismo pelo Colégio Politécnico da mesma instituição. Atua como pesquisadora na área de Arquitetura da Paisagem com enfoque em Geodesign, Planejamento Ecológico da Paisagem, Catálogos da Paisagem, Sistema de Espaços Livres e metodologias SIG com Análise de Decisão Multicritério.

Raquel Weiss, Universidade Federal de Santa Maria Campus Cachoeira do Sul

Possui graduação em ARQUITETURA E URBANISMO pela Universidade Federal de Santa Maria (2009). Foi integrante do Laboratório de Análises Ambientais por Geoprocessamento (Lageo) durante o curso de mestrado em Geomática pela Universidade Federal de Santa Maria (2012). Cursou o doutorado na Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina e integrou o grupo de pesquisa Desenho Urbano e Paisagem. Foi docente de 2015 à 2019 no Centro Universitário - Católica de Santa Catarina - Joinville (SC) nos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil. Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal de Santa Maria- campus Cachoeira do Sul no curso de Arquitetura e Urbanismo e professora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo (PPGAUP/UFSM)- Campus Santa Maria. Participa de projetos de pesquisa e extensão voltados às áreas de sistemas de espaços livres urbanos e rurais, planejamento e projeto urbano e rural da paisagem, ordenamento territorial-Plano Diretor, desenho urbano e análises espaciais a partir de métodos da ecologia da paisagem. Atua principalmente nos seguintes temas: arquitetura da paisagem, planejamento físico-territorial, plano diretor, geotecnologias, geoprocessamento, ecologia da paisagem e planejamento e projeto da paisagem.

Luis Guilherme Aita Pippi, Universidade Federal de Santa Maria

Atualmente é Professor Associado Efetivo no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Maria, Coordenador do Núcleo Santa Maria do Grupo de Pesquisa Nacional em Paisagismo QUAPÁ-SEL. Possui doutorado em Philosophy College of Design - Landscape Architecture, NCSU, Raleigh, EUA (CAPES/Fulbright - 2014) e especialização em Possui especialização em Geographic Information Systems - Geospatial Information Science and Technology pela mesma instituição (2012), trabalhou temporariamente como Research Assistant e Teacher Assistant na NCSU (2010-2013). Título reconhecido no Brasil como Doutor em Arquitetura e Urbanismo (Paisagem e Ambiente) pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). Possui mestrado em Arquitetura e Urbanismo na Linha de Pesquisa em Desenho Urbano e Paisagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UniRitter em Porto Alegre (2001). Possui formação como professor em Yoga Integrativa (2022). Artista. Experiência nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Arquitetura da Paisagem, Paisagismo, Ecologia da Paisagem, Sistema de Espaços Livres, Espaços Públicos, Infraestrutura Verde, Corredores Verdes (Greenways) e Pista Multiuso. ORCID ID: 0000-0002-4714-4138

Referências

ANGEOLETTO, F.et al. Tipologia socio-ambiental de las ciudades medias de Brasil: aportes para un

desarrolo urbano sostenible. Revista Brasileira de Gestão Urbana, v. 8, n. 2, p. 272-287, 2016.

BELLET, C. et al. Urbanización, producción y consumo em ciudades medias/ intermedias. Urbanização, produção e consumo em cidades médias/ intermediárias. Lleida: Universitat de Lleida, 2015. Disponível em:

<https://books.google.com.br/books?hl=pt- BR&lr=&id=yy72CQAAQBAJ&oi=fnd&pg=PA1&dq=cidade s+m%C3%A9dias+brasileiras+SPOSITO&ots=pgk26rocnr &sig=hKitu1dTxuaChjJsU5D_FXRHBTc#v=onepage&q=ci dades%20m%C3%A9dias%20brasileiras%20SPOSITO&f= false>. Acesso em: 20 jul. 2023.

CHATEL, C.; SPÓSITO, M. E. B. Forma e dispersão urbanas no Brasil: fatos e hipóteses primeiros resultados do banco de dados Brasipolis. Revista Cidades, n. 21, p. 108-152, 2015. Disponível em:

<http://revista.fct.unesp.br/index.php/revistacidades/article/ viewFile/4870/3543>. Acesso em: 20 jul. 2023.

COCOZZA, G. de P.; ALBIERI, L. Sistemas de espaços livres em cidades médias brasileiras [recurso eletrônico]. Uberlândia: Sibipiruna, 2O22.

FOLLMANN, F. M. Áreas prioritárias à conservação ambiental em Santa Maria/RS: Estratégias para gestão ambiental municipal. 2018. 263 p. Tese (Doutorado em Geografia)-Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2018. Disponível em:

<https://repositorio.ufsm.br/handle/1/15110>. Acesso em: 21 jul. 2023.

GOMES, L. F. A. M.; GOMES, C. F. S. Tomada de

decisão gerencial: enfoque multicritério. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2014. 400 p.

GUIRRA, A. P. M.; YALLOUZ, G. A. N.; SILVA, I.T. Estudo

bibliométrico sobre o uso de geotecnologias aplicadas ao planejamento de cidades médias. Terr@ Plural, v.14, p. 1- 14, 2020. Disponível em:

<https://www.revistas2.uepg.br/index.php/tp/article/view/13 339/209209212784>. Acesso em: 25 jul. 2023.

LANG, S.; BLASCHKE, T. Análise da Paisagem com SIG. São Paulo: Oficina de Textos, 2009.

LYLE, J. T. Design for Human Eossystems. Landscape, Land Use and Natural Resourses. New York: Van Nostrand Reinhold Co. 1985. Copyright, 1999.

MACEDO, S. S. et al. Os Sistemas de Espaços Livres e a Constituição da Esfera Pública Contemporânea no Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2018.

MCHARG, I. L. Design with Nature. New York: Doubleday/Natural History Press, 1969.

PIPPI, L.G. A. et al. O Sistema de Espaços Livres e a Forma Urbana da Cidade de Santa Maria-RS-Brasil: caracterização das dinâmicas espaciais e funcionais. In: MACEDO, S. S. et al. Quadro geral da forma e do sistema de espaços livres das cidades brasileiras. São Paulo: FAUUSP, 2018, p. 260-296.

SAATY, T. L. VARGAS, L. G. Estimating Technological Coefficients by the Analytic Hierarchy Process. Socio- Economic Planning Sciences, v. 13, n. 6, p. 333-336,

SPÓSITO, M. E. B. As cidades médias e os contextos econômicos contemporâneos. In: SPOSITO, M. E. B. Urbanização e cidades: perspectivas geográficas.

Presidente Prudente: FCT-UNESP, 2001. p. 609-643.

Downloads

Publicado

2024-02-15

Edição

Seção

Geotecnia e Geoprocessamento