Edições anteriores

  • Espaço Urbano
    v. 4 n. 2 (2023)

    Este número traz alguns trabalhos selecionados do IX Simpósio de Pesquisa em Sistemas de Infraestrutura Urbana (SPINFRA) ocorrido em outubro de 2023; em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas), a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC Campus Joinville), a Universidade Federal do ABC (UFABC) com o apoio do Comitê da Bacia do Alto Tietê e da Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp). As temáticas trabalhadas envolveram a 1) Inovação Tecnológica e Infraestrutura Urbana; 2) Sustentabilidade e Infraestrutura Urbana e, 3) Planejamento e Infraestrutura Urbana e temas com Mobilidade Urbana.

  • Espaço Urbano em Movimento
    v. 4 n. 1 (2023)

    A Revista Engenharia Urbana em Debate mantém publicações periódicas desde seu lançamento em 2020, editada dentro da plataforma OJS, destaca-se a seriedade e comprometimento da revista com a promoção do diálogo entre pesquisadores e os avanços da Engenharia Urbana. Atualmente a revista está indexada em duas bases de dados,  Latindex e Google Scholar, além dos artigos estarem identificados com seu número de DOI, aspecto que faz aumentar a visibilidade, o alcance de seus artigos e contribuições para a comunidade científica.

  • Cidade e Pesquisa
    v. 3 n. 1/2 (2022)

    A terceira edição da Revista Engenharia Urbana em Debate aborda a necessidade de entender a dinâmica das cidades de maneira relativamente profunda, faz com que a preparação de profissionais com formação adequada, entre as mais variadas áreas de atuação na engenharia urbana exige do profissional o entendimento da rede de interrelações entre os setores diversos, que podem formar teia de entrelaçamento dentro do espaço urbano disponível. Fluxo de pessoas, veículos motorizados, veículos não motorizados, fluxo de energia, sistemas de água, sistemas de esgotos, manejo de águas pluviais, necessitam ser entendidos, mas não como caixas de conhecimento estanques.

  • Cidade, Planejamento e Sociedade
    v. 2 n. 2 (2021)

    A REVISTA EngUrbDebate trata de questões do meio urbano, relacionadas à água em seus múltiplos fins, ao uso ocupação do solo, desenho e paisagem , aos transportes, ao solo, e às questões ambientais, sociais e financeiras. Almeja-se uma cidade para o bem-estar do homem, com espaços livres e verdes para o lazer e o esporte, despoluídas, com valorização dos rios urbanos, predominância de transporte públicos, redução de poluição acústica, controle das inundações entre outros aspectos. Entretanto encontram-se cidades que sequer possuem cadastros de sua infraestrutura e mesmo sem planejamento urbano e de seus sistemas. Soluções convencionais ainda praticadas, por exemplo, de redes pluviais para afastamento dos volumes de água escoados na superfície, alocação de vias junto aos cursos d’água, desconsiderando que as margens dos rios são periodicamente alagadas. São dados outros usos aos espaços das águas pluviais, só que não há como “combinar com o time adversário”, as águas encontram seus caminhos e com elas arrastam tudo que encontram. Outro problema não menos complicador é que as cidades já estão construídas, os espaços ocupados e explorados financeiramente. Há parcela da população ocupando áreas impróprias e inseguras à habitação.

  • Capa do volume 2, n.2, Interfaces Urbanas

    Interfaces Urbanas
    v. 2 n. 1 (2021)

    Em sua curta trajetória, iniciada em 2020, o periódico Engenharia Urbana em Debate representa um avanço na disseminação de pesquisas, soluções e reflexões que melhorem a concepção, o planejamento, a construção e o funcionamento dos ambientes urbanos. Seu conteúdo apresenta artigos com abordagens integradoras, ao lado de artigos mais específicos compartilhando o mesmo espaço de publicação.

    Após dois primeiros números temáticos (“A Cidade e o Isolamento Social” e “Cidades + Resilientes”), a revista chega ao seu terceiro número tendo como referência a seleção dos melhores artigos apresentados em eventos relacionados à Engenharia Urbana: 9º. Congresso Luso-Brasileiro para o Planejamento Urbano Regional, Integrado e Sustentável (PLURIS), I Simpósio Brasileiro Cidades + Resilientes, VI Jornada de Gestão e Análise Ambiental e XI Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental.

  • Cidades + Resilientes
    v. 1 n. 2 (2020)

    Afim de garantir a integração entre linhas de pesquisa áreas, o PPGEU lançou o periódico Engenharia Urbana em Debate, com acesso livre e gratuito. O número 1 tratou do Isolamento Social pela Covid-19.  O 2º número aborda o tema Cidades + Resilientes e demonstra o comprometimento e consolidação no debate de temas vinculados à Engenharia Urbana.

    Neste contexto, reforça-se a importância de preparar as cidades para que se tornem mais resilientes, tendo em vista todos os problemas que os ambientes urbanizados enfrentaram e a necessidade da resiliência ser foco primordial nas discussões sobre cidades sustentáveis e inovadoras.

    O PPGEU/UFSCar foi vanguarda em vários temas contemporâneos de gestão em cidades e, nesta oportunidade, lança mais um número de sua revista eletrônica com investigações e debates de diversas naturezas entre os eixos temáticos do Programa: urbanismo, saneamento, geotecnia/geoprocessamento e transportes e mobilidade.

  • A Cidade e o Isolamento Social
    v. 1 n. 1 (2020)

    A pandemia Covid-19 trouxe mudanças à vida urbana e exigiu adaptações da sociedade, de forma preventiva, para garantir os serviços essenciais à saúde pública. Neste contexto, padrões de consumo, geração de resíduos sólidos, revisão de valores, conscientização sobre o aspecto coletivo, planejamento de infraestrutura urbana, uso sustentável de recursos e uma mudança na mobilidade urbana surgiram para expor novas demandas socioculturais e econômicas. Nestas circunstâncias, o PPGEU lança o 1º número do periódico Engenharia Urbana em Debate, com acesso livre e gratuito, com o tema Isolamento Social.