AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DOS ESPAÇOS URBANOS PARA PEDESTRE NO ENTORNO DE ESCOLAS: ESTUDO DE CASO DE RIBEIRÃO PRETO E SERRANA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59550/engurbdebate.v1i1.100

Palavras-chave:

Pedestre, Áreas escolares, Mobilidade Urbana

Resumo

A circulação de pedestres constitui situação de conflito com os veículos e ao se observar o espaço destinado ao pedestre, é fácil encontrar diversas situações que podem comprometer sua segurança. As travessias necessitam ser organizadas e concentradas de tal forma que diminua os riscos, evitando a dispersão da atenção dos condutores. Devido à grande circulação de pedestres, a sinalização do entorno das escolas devem ser uma prioridade dos órgãos de trânsito. O presente trabalho tem por objetivo, avaliar a qualidade dos espaços urbanos em áreas escolares de duas cidades, por meio de um instrumento para auditoria. As duas cidades aqui envolvidas, estão em diferentes estágios de desenvolvimento, sendo uma de pequeno porte, e uma de grande porte, podendo-se, assim, avaliar e comparar os dois cenários distintos dentro desta temática aqui abordada. Como forma de avaliação, foram analisados 5 requisitos de 11 categorias da calçada em sua forma física e também a exposição do usuário ao tráfego, sendo este elemento diretamente ligado à qualidade de espaços urbanos da via em prol dos pedestres. Os resultados mostraram que a cidade de menor porte possui melhor qualidade destes espaços (média geral de todos os segmentos de vias de 3,345), frente a cidade de maior porte (média geral de todos os segmentos de vias de 3,085). Além disso, o entorno, o tamanho e a abrangência da escola são aspectos que influenciam nas características de cada caso.

Biografia do Autor

José da Costa Marques Neto, Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil.

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1995), mestrado em Engenharia Civil pela EESC/USP (2003), especialização em Educação Ambiental pela EESC/USP (2006) e doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental pela EESC/USP (2009). Professor Associado do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de São Carlos (DECiv/UFSCar). Tem experiência na área de Construção Civil, com ênfase em Gestão, Tecnologia e Sustentabilidade na Construção Civil. Atua no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGECiv) orientando mestrados e doutorados nos seguintes temas: Real Estate; Viabilidade de Empreendimentos Imobiliários; Gestão dos Resíduos da Construção Civil em Canteiros de Obras; Gestão Urbana dos Resíduos da Construção Civil; Sistemas de Apoio à Gestão da Produção de Edifícios; Viabilidade Técnica e Econômica da Reciclagem de Resíduos na Construção Civil; Gestão do Consumo de Materiais na Construção Civil; Gestão da Qualidade na Construção Civil.

Gustavo Henrique Vital Gonçalves, Doutor em Estruturas e Construção Civil, Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR.

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Paulista (2012), Licenciatura em Matemática pelo Centro Universitário Claretiano (2020), Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Unidombosco, pós graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Cruzeiro do Sul (2017), Mestrado em Estruturas e Construção Civil (2017) e Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de São Carlos (2022). Possui experiência na área de construção civil, com ênfase em gestão e tecnologia de sistemas construtivos de edificações, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: gestão de resíduos da construção civil, patologias das construções, materiais da construção civil, ergonomia, segurança e higiene do trabalho. Pesquisador do grupo de Gestão e Tecnologia dos Resíduos da Construção Civil - GTRCC (CNPq). Atualmente é sócio proprietário da empresa Vital Engenharia e docente dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e das Engenharias (Civil, Elétrica, Agronômica e Produção) do Centro Universitário UNIFAFIBE.

Marcelo Augusto Amâncio, Universidade Paulista, Campus Ribeirão Preto.

Possui Graduação Bacharelado em Engenharia Civil pela Universidade Paulista - UNIP (2002), Graduação Licenciatura em Matemática pelo Centro Universitário Claretiano (2018), Mestrado em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR (2005) e Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2011). Tem experiência como docente no ensino superior, lecionando no curso de Engenharia Civil, nas disciplinas de topografia, geodésia, trabalho de conclusão de cursos (TCC), desenho da construção civil e disciplinas relacionadas a área de Infraestrutura e Engenharia de Transportes, com ênfase em Planejamento e Organização do Sistema de Transporte, atuando principalmente nos seguintes temas: Forma Urbana (Características Físicas Urbana e Uso do Solo), Planejamento e Mobilidade Urbana Sustentável, DOTS (Desenvolvimento Urbano Orientado ao Transporte Sustentável), Transportes não-motorizados (pedestres), Transporte público urbano, Sistemas de Informações Geográficas (SIG) e Pólos Geradores de Viagens (PGV). Avaliador de Cursos (INEP/MEC). 

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Publicado

2020-12-01

Como Citar

Marques Neto, J. da C., Gustavo Henrique Vital Gonçalves, & Marcelo Augusto Amâncio. (2020). AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DOS ESPAÇOS URBANOS PARA PEDESTRE NO ENTORNO DE ESCOLAS: ESTUDO DE CASO DE RIBEIRÃO PRETO E SERRANA. Engenharia Urbana Em Debate, 1(1), 160–171. https://doi.org/10.59550/engurbdebate.v1i1.100