EMISSÃO DE GASES DO EFEITO ESTUFA COM BASE NA GERAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DOMÉSTICOS E CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA NA ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA

Autores

  • Maria Eduarda da Silva Ferreira Escola de Engenharia de Lorena, Universidade de São Paulo
  • Geovana Mantovani Rodrigues Escola de Engenharia de Lorena, Universidade de São Paulo
  • Herlandí de Souza Andrade Escola de Engenharia de Lorena, Universidade de São Paulo
  • Érica Leonor Romão Escola de Engenharia de Lorena, Universidade de São Paulo
  • Mariana Consiglio Kasemodel Escola de Engenharia de Lorena, Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.59550/engurbdebate.v3i1/2.76

Palavras-chave:

Gases do efeito estufa, Instituições de ensino superior, pegada de carbono, SIN, IPCC

Resumo

O aumento de demandas relacionadas a diversos setores da sociedade, principalmente com o uso da terra e energia, intensificou a geração e descarte de resíduos sólidos e as emissões de gases de efeito estufa (GEE). Com isso, medidas que visam controlar e minimizar a emissão de GEE tiveram que se tornar uma realidade e uma dessas medidas foi a criação de um indicador denominado pegada de carbono ou indicador PC, que contabiliza as emissões de carbono a partir de diversas atividades ou ao longo dos estágios do ciclo de vida de um produto. Uma das principais fontes geradoras de GEE é a geração de resíduos sólidos domésticos, que envolve a coleta, o transporte e a disposição final em aterro sanitário, sendo que todas as etapas são passíveis de geração de GEE; e o consumo de energia elétrica. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi a quantificação de GEE a partir do consumo de energia elétrica e da geração de resíduos sólidos domésticos na Escola de Engenharia de Lorena – EEL. Para isso, foram utilizadas a metodologia descrita nas Diretrizes do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (Intergovernmental Panel on Climate Change – IPCC) para Inventários Nacionais de Gases do Efeito Estufa Volume 5 sobre Resíduos e o fator de emissão médio mensal do Sistema Interligado Nacional do Brasil (SIN) referente aos anos bases 2021 e 2022. Como resultado, foi obtido que a emissão total decorrente do consumo de energia elétrica durante 2021 e 2022 foi de 1.194,0 e 347,3 toneladas de dióxido de carbono (tCO2) respectivamente. O potencial de geração de metano (CH4) a partir da geração de resíduos na EEL é 2,11 tCH4. Estes valores estão abaixo da geração de GEE de outras universidades consultadas, no entanto, vale ressaltar que o período analisado neste estudo compreende o período de suspensão das atividades presenciais acadêmicas. Recomenda-se que estas análises sejam realizadas semestralmente para avaliar o impacto do retorno das atividades presenciais no campus.

Biografia do Autor

Maria Eduarda da Silva Ferreira, Escola de Engenharia de Lorena, Universidade de São Paulo

Aluna do curso de Engenharia Ambiental da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da Universidade de São Paulo (USP)

Geovana Mantovani Rodrigues, Escola de Engenharia de Lorena, Universidade de São Paulo

Aluna do curso de Engenharia Ambiental da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da Universidade de São Paulo (USP)

Herlandí de Souza Andrade, Escola de Engenharia de Lorena, Universidade de São Paulo

Doutor em Engenharia Aeronáutica e Mecânica - Área de Produção. Professor Doutor a Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da Universidade de São Paulo (USP) 

Érica Leonor Romão, Escola de Engenharia de Lorena, Universidade de São Paulo

Doutora em Engenharia dos Materiais. Professora Doutora na Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da Universidade de São Paulo (USP)

Mariana Consiglio Kasemodel, Escola de Engenharia de Lorena, Universidade de São Paulo

Doutora em Geotecnia Ambiental. Professora Doutora na Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da Universidade de São Paulo (USP)

Referências

BRASIL (sem data). Ministério de Ciência e Tecnologia. Fator médio – Inventários corporativos. Disponível em: https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/sirene/dados-e-ferramentas/fatores-de-emissao. Acesso em 22 de março de 2022.

CLABEAUX, R. CARBAJALES-DALE, M.; LADNER, D.; WALKER, T. Assessing the carbon footprint of a university campus using a life cycle assessment approach. Journal of Cleaner Production, 273, 122600, 2020. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2020.122600

ENVIRONMENTAL PROTECTION AGENCY – EPA. EPA Center for Corporate Climate Leadership. s/d. Disponível em <https://www.epa.gov/climateleadership> Acesso em 10 mar 2021.

ESOURCE. Friendly Power. Colleges and Universities. Disponível em: https://esource.bizenergyadvisor.com/article/colleges-and-universities. Acesso em 22 de março de 2022.

GARCÍA-ALAMINOS, Á.; GILLES, E.; MONSALVE, F.; ZAFRILLA, J. Measuring a university's environmental performance: A standardized proposal for carbon footprint assessment. Journal of Cleaner Production, 357, 131783, 2022. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2022.131783.

IPCC - INTERGOVERNMENTAL PANEL ON CLIMATE CHANGE (2006). Inventários Nacionais de Gases do Efeito Estufa Volume 5 sobre Resíduos. Disponível em: https://www.ipcc-nggip.iges.or.jp/public/2006gl/vol5.html. Acesso em 21 de março de 2022.

FILIMONAU, V.; ARCHER, D.; BELLAMY, L.; SMITH, N.; WINTRIP, R. The carbon footprint of a UK University during the COVID-19 lockdown. Science of The Total Environment, 756, 143964, 2021. https://doi.org/10.1016/j.scitotenv.2020.143964

KLEIN-BANAI, C.; THEIS, T. L.; BRECHEISEN, T. A.; BANAI, A. A greenhouse gas inventory as a measure of sustainability for an Urban public research university. Environmental Practice, 12(1), 35-47, 2010. https://doi.org/10.1017/S1466046609990524

LEAL FILHO, W.; VARGAS, V. R.; SALVIA, A. L.; BRANDLI, L. L.; PALLANT, E.; KLAVINS, M.; RAY, S.; MOGGI, S.; MARUNA, M.; CONTICELLI, E.; AYANORE, M. A.; RADOVIC, V.; GUPTA, B.; SEN, S.; PAÇO, A.; MICHALOPOULOU, E.; SAIKIM, F. H.; KOH, H. L.; FRANKENBERGER, F.; KANCHANAMUKDA, W.; CUNHA, D. A.; AKIB, N. A. M.; CLARKE, A.; WALL, T.; VACCARI, M. The role of higher education institutions in sustainability initiatives at the local level. Journal of Cleaner Production, 233,1004-1015, 2019. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2019.06.059.

OZAWA-MEIDA, L.; BROCKWAY, P.; LETTEN, K.; DAVIES, J.; FLEMING, P. Measuring carbon performance in a UK University through a consumption-based carbon footprint: De Montfort University case study. Journal of Cleaner Production, 56, 185-198, 2013. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2011.09.028

RIDHOSARI, B.; RAHMAN, A. Carbon footprint assessment at Universitas Pertamina from the scope of electricity, transportation, and waste generation: Toward a green campus and promotion of environmental sustainability. Journal of Cleaner Production, 246, 119172, 2020. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2019.119172.

ROBINSON, O.J.; TEWKESBURY, A.; KEMP, S.; WILLIAMS, I. D. Towards a universal carbon footprint standard: a case study of carbon management at universities. Journal of Cleaner Production, 172, 4435-4455, 2018. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2017.02.147.

ROMÃO, E. L.; YAMAMOTO, A. Z.; KASEMODEL, M. C.; ANDRADE, H. S. A coleta seletiva frente as mudanças climáticas: ações em uma instituição de ensino superior. 5º Congresso Sul-americano de Resíduos Sólidos e Sustentabilidade, 2022. Anais... Gramado: Instituto Brasileiro de Estudos Ambientais, v. 5, [s. n], 2022. Disponível em: < https://www.ibeas.org.br/conresol/conresol2022/XV-015.pdf>. Acesso em 28 out. 2022.

SHI, S.; YIN, J. Global research on carbon footprint: A scientometric review. Environmental Impact Assessment Review, 89, 106571, 2021. https://doi.org/10.1016/j.eiar.2021.106571

USP. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. USP Imagens. Fotos e imagens da Universidade de São Paulo. Disponível em: <https://imagens.usp.br/escolas-faculdades-e-institutos-categorias/escola-de-engenharia-de-lorena-institutos-faculdades-e-escolas/usp-lorena-eel/> Acesso em 28 out. 2022.

VARÓN-HOYOS, M., OSORIO-TEJADA, J.; MORALES-PINZÓN, T. Carbon footprint of a university campus from Colombia. Carbon Management, 12(1), 93-107, 2021. https://doi.org/10.1080/17583004.2021.1876531.

WIEDMANN, T.; MINX, J. A definition of ‘carbon footprint’. In: Pertsova, C.C (Ed.), Ecological Economics Research Trends. Nova Science Publishers, Hauppauge NY, USA (2008), 1-11.

WORLD RESOURCES INSTITUTE – WRI; CONSELHO WORLD BUSINESS COUNCIL FOR SUSTAINABLE DEVELOPMENT – WBCSD. Greenhouse Protocol. A Corporate Accounting and Reporting Standard, 2015. Disponível em < https://ghgprotocol.org/sites/default/files/standards/ghg-protocol-revised.pdf> Acesso em 10 mar 2021.

YAÑEZ, P.; SINHA, A.; VÁSQUEZ, M. Carbon Footprint Estimation in a University Campus: Evaluation and Insights. Sustainability, 12, 181, 2020. https://doi.org/10.3390/su12010181

Downloads

Publicado

2023-02-20 — Atualizado em 2023-06-22

Versões

Edição

Seção

Saneamento