Esta é uma versão desatualizada publicada em 2023-02-20. Leia a versão mais recente.

ANÁLISE AMBIENTAL DE CEMITÉRIO ATRAVÉS DA MATRIZ DE SWOT – ESTUDO DE CASO

Autores

  • Eduardo Antonio Maia Lins IFPE/UNICAP
  • Sarah
  • Magda
  • Rui
  • Adriana

DOI:

https://doi.org/10.59550/engurbdebate.v3i1/2.77

Palavras-chave:

Planejamento; Riscos; Custos; Cadáveres; Impactos.

Resumo

No Brasil, os cemitérios são carentes de planejamento e monitoramento ambiental, onde, em sua grande maioria, não há controle na construção e muito menos na fiscalização dos existentes. Ainda vivo o ser humano encontra-se em estado de equilíbrio como o seu meio, no entanto, após o seu falecimento, seu corpo tende a iniciar o processo de putrefação, caracterizado pela destruição dos tecidos do corpo por enzimas e bactérias, gerando o biogás e o necrochorume. Cada corpo decomposto libera em torno de 30 a 40 litros de necrochorume para cada 70 kg, em média, composta em sua maior parte por água, rico em sais minerais e substâncias orgânicas degradáveis, além de substâncias tóxicas como cadaverina e putrescina. O uso da matriz de SWOT revelou-se funcional para estudos ambientais uma vez que gera o ordenamento de aspectos de natureza antagônica (fortalezas e fragilidades). O presente trabalho teve por objetivo o uso da matriz SWOT para realizar uma análise de risco de um cemitério e sugerir a proposição de planos de ação para o local estudado. O estudo iniciou-se com uma revisão bibliográfica baseada na legislação pertinente sobre o tema, servindo de suporte ao desenvolvimento do estudo. Os subsídios utilizados para análise da situação da área foram coletados através de visitas técnicas a campo com registros fotográficos, entrevistas informais com os administradores e funcionários do cemitério analisado. Diante do diagnóstico, foi possível montar uma matriz onde foram observadas questões referentes aos pontos fortes e fracos relacionados a fatores internos e externos do cemitério analisado, gerando uma matriz 6 x 6, de 36 cruzamentos. O quadrante III identificou o nível de debilidade máxima da capacidade ofensiva (QIII = 18) indicando o quanto as fraquezas causam problemas para o aproveitamento das oportunidades. Já o quadrante IV apresentou o nível de vulnerabilidade do ambiente estudado (QIV = 17), indicando o conjunto de fraquezas que aumentaram o efeito das ameaças. A Matriz de SWOT cruzada confirmou que o prejuízo causado pelo cemitério não está apenas associado a impactos do meio ambiente, mas também aos impactos socioeconômicos. A necessidade de investimentos pelo poder público deve ser uma das principais metas para redução dos impactos apresentados.

Referências

BRASIL. Conselho Nacional do Meio Ambiente. Resolução nº 335, de 03 de abril de 2003. Dispõe sobre o licenciamento ambiental de cemitério

BRASIL. Conselho Nacional do Meio Ambiente. Resolução nº 368, de 28 de março de 2006. Altera dispositivos da Resolução n 335, de 3 de abril de 2003, que dispõe sobre o licenciamento.

FERNANDES, D. R. Uma Visão Sobre a Análise da Matriz SWOT como Ferramenta para Elaboração da Estratégia, UNOPAR Cient., Ciênc. Juríd. Empres., Londrina, v. 13, n. 2, p. 57-68, Set. 2012.

GUIMARÃES, T.; MARIANO, G.; SÁ, A. A. Inventário e avaliação qualitativa como subsídio à geoconservação e ao geoturismo: Litoral Sul do Estado de Pernambuco (Nordeste-Brasil). Revista Brasileira de Geografia Física, v.10, n.04 (2017) 1218- 1238.

HINO, T. M. O Necrochorume e a Gestão Ambiental dos Cemitérios. Revista Especialize On-line IPOG - Goiânia - Edição nº 10 Vol. 01/ 2015 dezembro/2015.

IBGE. Censo Demográfico 2022 - População do município de Tamandaré. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pe/tamandare/panorama. Acesso em 17/01/2022.

LINS, E. A. M.; LINS, A. B. M.; SOUZA, J. M.; MELO, D. C. P.; PAZ, D. H. F. Uma Análise Ambiental dos Impactos Negativos Gerados pelo Cemitério de São Luís, Escada - PE, 1 Congresso Sul-Americano de Resíduos e Sustentabilidade, Gramado, RS, 2018.

LOPES, J. L. Cemitério e seus impactos ambientais: estudo de caso: Cemitério Municipal do Distrito de Catuçaba/SP. In: CARNEIRO, V. S. Impactos causados por necrochorume de cemitérios: meio ambiente e saúde pública. Revista Águas Subterrâneas. São Paulo, Brasil - ISSN 2179-9784. 2009.

MACROPLAN. Apostila do curso Planejamento Estratégico, módulo Análises e Interpretações - SWOT. jul. 2010.

NASCIMENTO, F. L.; SENHORAS, E. M.; FALCÃO, M. T. Necrópoles e os Impactos Ambientais: Cemitério Público Municipal, Boa Vista-RR, Revista Brasileira de Assuntos Regionais e Urbanos, Goiânia, v. 4, n. 2, p. 236-256, jul./dez. 2018.

NEUMANN, V.H., VALENÇA, L.M.M., BARRETO, A.M.F., BARBOSA, J.A., 2003. Beachrocks da Praia dos Carneiros, próximos à desembocadura do rio formoso, Tamandaré – PE: arenitos de praia com intercalações da alga codiácea do gênero Halimeda. II Congresso sobre Planejamento e Gestão das Zonas Costeiras dos Países de Expressão Portuguesa, IX Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário e II Congresso do Quaternário dos Países de Línguas Ibéricas.

TACHIZAWA, T.; FREITAS, A.A.V. Estratégias de negócios: lógica e estrutura do universo empresarial. Rio de Janeiro: Pontal, 2004.

Downloads

Publicado

2023-02-20

Versões

Edição

Seção

Saneamento