Esta é uma versão desatualizada publicada em 2023-08-24. Leia a versão mais recente.

EDITORIAL

Autores

Palavras-chave:

editorial

Biografia do Autor

Denise Balestrero Menezes, Universidade Federal de São Carlos

Geóloga graduada pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1988), mestre em Ciências da Engenharia Ambiental pela Escola de Engenharia de São Carlos - USP (1995) e doutora em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001). Atuou em consultoria na área de Geociências, nos temas: mineração, estudos do meio físico, bacia hidrográfica, estudos geológico/geotécnicos e geoambientais, recuperação de áreas degradadas, contaminação de solo e água subterrânea. Atualmente é professora/pesquisadora Associada II no Departamento de Engenharia Civil e do Programa de Pós Graduação em Engenharia Urbana da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com pesquisas em geotecnia ambiental e geologia ambiental, nos temas depósitos antropogênicos, água subterrânea, recuperação de áreas degradadas, áreas contaminadas, geodiversidade e pesquisa tecnológica de rochas.

Luciana Márcia Gonçalves, Universidade Federal de São Carlos

Arquiteta e Urbanista pela Universidade de São Paulo EESC/USP (1989), mestrado em Tecnologia do ambiente construído pela Universidade de São Paulo EESC/USP (1995), doutorado em Planejamento Urbano pela Universidade de São Paulo FAUUSP (2005) e Pós-doutorado em Ciências Ambientais na UAB - Universidade Autônoma de Barcelona (2013/2014). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento Urbano Sustentável, atuando principalmente nos seguintes temas: Urbanização de Baixo Impacto, Planejamento Urbano Sustentável, Mobilidade Sustentável e Políticas Ambientais Urbanas. Pertence a Grupos de Pesquisa que abordam temas de sustentabilidade urbana (GPLUS) e manejo de águas pluviais (GHIDRO) na UFSCar/São Carlos. È líder do Grupo de Pesquisa em Gestão do Ambiente Urbano GESTAU / UFSCAR. Foi Secretária Municipal de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Araraquara/SP de jan. /2017 a julho/2018. É professora do Departamento de Engenharia Civil da UFSCAR- Universidade Federal de São Carlos e do Programa de pós graduação em Engenharia Urbana /UFSCAR - São Carlos e atual Secretária Geral da SEGEF- Secretaria de Gestão do Espaço Físico da UFSCar desde janeiro de 2021. 

Thais de Cassia Martinelli Guerreiro, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de São Carlos (2004). Mestrado em Engenharia de Transportes e Doutorado em Ciência, ambos na área de Planejamento e Operação de Sistemas de Transporte e realizados na Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo - São Paulo - Brasil. Atualmente é professora adjunta A do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) onde leciona disciplinas da área de planejamento de Transportes. Tem experiência na área de Engenharia de Transportes, com ênfase em Planejamento e Organização do Sistema de Transporte, sobretudo em atividades voltadas à área técnica e à docência. 

Elza Luli Miyasaka, Universidade Federal de São Carlos

Docente com Dedicação Exclusiva no Departamento de Engenharia Civil (DeCiv) da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, Membro do Grupo de Pesquisa GestAU - Gestão do Ambiente Urbanizado, Nó_Universidade Federal de Viçosa e Cidades e Pessoas: Conectadas.. DOUTORADO em Arquitetura Urbanismo e Tecnologia pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo IAUUSP (2017), Bolsista CAPES de Doutorado e Bolsista CAPES no Programa de Doutorado Sanduíche (PSDE) - Itália processo no. 99999.003519/2015-05. Estágio na Universidade Politécnica de Milão no ano acadêmico 2015/2016, sob supervisão da Profa. Assoc. Ingrid Paoletti. Atualmente trabalha com o tema Tecnologia, Cidade.e Documentação. Curadora do acervo de negativos de Tony Miyasaka. Conjunto de imagens de Ribeirão Preto região, das décadas de 1950, 1960. Fotos aéreas do município no período de 1990 a 2004 que retratam o desenvolvimento e crescimento urbano em especial áreas periféricas ocupadas pelos condomínios fechados. Pesquisa Déficit Habitacional, Gestão e Políticas Urbanas e, Imagens Ortofotográficas, Nuvem de Pontos. 

Downloads

Publicado

2023-08-24

Versões

Como Citar

Ventura, K., Denise Balestrero Menezes, Luciana Márcia Gonçalves, Thais de Cassia Martinelli Guerreiro, & Elza Luli Miyasaka. (2023). EDITORIAL. Engenharia Urbana Em Debate, 1(1), 6–8. Recuperado de https://www.engurbdebate.ufscar.br/index.php/engurbdebate/article/view/109