LEVANTAMENTO DE DADOS PARA GESTÃO DE REAPROVEITAMENTO DOS RESÍDUOS DA ARBORIZAÇÃO URBANA NO MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59550/engurbdebate.v4i1.83

Palavras-chave:

resíduos, arborização urbana, sustentabilidade, educação ambiental

Resumo

É grande a demanda para as questões de redução dos resíduos sólidos urbanos a nível nacional, na qualse incluem os resíduos da poda urbana. Não existem leis e diretrizes específicas direcionadas aos resíduos da poda, estando assim enquadrados nas leis de limpeza pública urbana. O material verde oriundo da poda gera grande volume de resíduos, sendo necessário  buscar possibilidades, recursos para o reuso desses resíduos orgânicos e, através de viabilidades técnicas, sustentáveis e de reaproveitamento promover a minimização  e fazer o descarte ambientalmente correto. A arborização urbana, como elemento importante no plano urbano deum município, é benéfica para todas as qualidades de vida, e os resíduos por ela gerados são matérias-primas abundantes, sustentáveis com grande variação de uso. Para trabalhar de forma adequada esses resíduos, é preciso uma gestão sadia sustentalvelmente. A utilização  dos resíduos da poda é um recurso de baixo custo, vantajoso por conta da sua variedade arbórea de aplicação. Desenvolver um plano de gestão de reaproveitamento de resíduos da poda que possa explorar  melhor o insumo orgânico, contribuindo com o ambiental, social e econômico. Criar soluções que permitam ações integradas, gerando trabalho, aprendizado, renda e economiaao município, além de educação ambiental. A gestão como forma de reaproveitamento éo dispositivo de valorização de todo material, é o estímulo ao desenvolvimento sustentável, é o inserir doolhar para a renovação doque pode ser reaproveitado. Agregar valores e, de forma econômica e combinada, aumentar a capacidade como matéria-prima orgânica, proporcionando ações ecológicas para o município e da sociedade em geral quanto aos benefícios do reaproveitamento e utilização dos insumos da poda urbana.

Biografia do Autor

Leda Maria de Almeida Nelo, UNINOVE

Arquiteta e Urbanista pela Universidade de Mogi das Cruzes; Mestranda em Cidades Inteligentes e Sustentáveis pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE); Especialista em Arborização Urbana pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Especialista em Gestão e Auditoria Ambiental plea Universidade do Norte do Paraná.

Referências

Agenda 2030. Plataforma de ação para acompanhar a implementação da Agenda 2030 no Brasil. Disponível em:. Acesso em 04/2021.

BRASIL. Política Nacional de Resíduos sólidos. Lei nº 12.205/2010. Disponível em: . Acesso em 03/2021.

BUCKERIDGE, M. Árvores Urbanas em São Paulo: Planejamento, economia e água. Estudos Avançados 29 (84). São Paulo, 2015.

MEIRA, A.M. Gestão de Resíduos da Arborização urbana. Tese: (Doutorado em ciências. Área de concentração: Recursos Florestais com opção em tecnologia de produtos florestais)- Universidade de são Paulo. Piracicaba, 2010.

SILVA FILHO, D.F. Videografia Aérea Multiespectral em Silvidultura Urbana. Ambiência Arapuava, PR. Edição Especial, v.2 p.55-68, abr.2006.

Downloads

Publicado

2023-06-21

Como Citar

de Almeida Nelo, L. M. (2023). LEVANTAMENTO DE DADOS PARA GESTÃO DE REAPROVEITAMENTO DOS RESÍDUOS DA ARBORIZAÇÃO URBANA NO MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO. Engenharia Urbana Em Debate, 4(1), 71–90. https://doi.org/10.59550/engurbdebate.v4i1.83