PERFIL DE INTERESSADAS/OS EM PARTICIPAR DE UM PROJETO COMUNITÁRIO DE COMPOSTAGEM URBANA

Autores

  • Bruna Aparecida Silva de Aquino Graduanda em Ciências Biológicas, Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
  • Anna Carolina Espósito Sanchez Mestrado em andamento em Educação, Universidade Federal do Paraná, UFPR https://orcid.org/0000-0003-0825-2758
  • Valéria Ghisloti Iared Universidade Federal do Paraná, Departamento de Biodiversidade - Setor Palotina. https://orcid.org/0000-0002-1082-9870

DOI:

https://doi.org/10.59550/engurbdebate.v1i1.99

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Consumo sustentável, Resíduo orgânico

Resumo

O presente estudo buscou mapear o perfil dos cidadãos do município que apresentaram interesse em fazer parte do projeto Palotina recicla o orgânico. O consumo e a destinação
correta dos resíduos sólidos estão entre as problemáticas socioambientais que mais influenciam as sociedades atuais, e a educação ambiental possui uma importante atuação nesses campos. Desse modo, o projeto Palotina recicla o orgânico tem o intuito de sensibilizar a comunidade quanto a segregação dos resíduos em três frações (orgânico, reciclável e rejeito) bem como implementar a compostagem domiciliar e comunitária, visando a construção e consolidação de uma política pública municipal de resíduos orgânicos. A presente pesquisa tem caráter documental e analisou 634 fichas de interesse preenchidas por residentes do município de Palotina (Paraná) interessados em participar da proposta. Essas fichas foram elaboradas pela equipe executora do projeto e foram utilizadas para selecionar os participantes que receberiam as composteiras domésticas. As respostas dessas questões foram sistematizadas em planilhas, agrupadas e categorizadas, compondo o corpus de análise do estudo. A análise dos resultados identificou uma presença maior do público feminino e a pouca mobilização em relação a problemática do resíduo orgânico, apesar do reconhecimento do problema. O presente estudo reforça a importância da educação ambiental na transformação e emancipação do indivíduo e coletivo. Além disso, são necessários mais estudos para compreender e aprofundar o perfil dos participantes e como suas percepções estão sendo construídas ao longo do projeto.

Biografia do Autor

Bruna Aparecida Silva de Aquino, Graduanda em Ciências Biológicas, Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

Graduada em Ciências Biológicas Bacharelado pela Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina (2020). Cursando Licenciatura em Ciências Biológicas pela mesma instituição. Realizou estágio e participa de projeto de extensão na área de Educação Ambiental. Atualmente atua como Assistente Técnica em Compostagem no projeto municipal Palotina Recicla o Orgânico. 

Anna Carolina Espósito Sanchez, Mestrado em andamento em Educação, Universidade Federal do Paraná, UFPR

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná e mestranda em Educação (Linha de Pesquisa: Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação) pela mesma Instituição. Desenvolve pesquisa na área de Educação Ambiental e participa do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Cultura da Sustentabilidade, registrado e certificado pelo CNPq. Atuou como bolsista e voluntária, através do projeto Práticas de investigação por meio de protocolos comuns compartilhados em rede, no Programa Interinstitucional de Ciência Cidadã na Escola ? PICCE (2022). Durante a graduação atuou em atividades de pesquisa e extensão, como bolsista (2018) e voluntária (2019/2021) no projeto de extensão ?Palotina Recicla o Orgânico?. Foi bolsista de iniciação científica pelo CNPq (2019/2020), desenvolvendo o projeto ?Educação Ambiental e Percepção Ambiental sobre o Gambá em um Grupo de Idosos?. No período de 2020/2021, desenvolveu o projeto de pesquisa ?A educação ambiental nas escolas da rede pública de ensino do Estado do Paraná: uma análise de projetos escolares e práticas pedagógicas no Ensino Fundamental e Médio ? Núcleo Toledo?, também como bolsista. 

Valéria Ghisloti Iared, Universidade Federal do Paraná, Departamento de Biodiversidade - Setor Palotina.

Graduada em licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (2006). Especialista em Educação Ambiental pelo Centro de Recursos Hídricos e Ecologia Aplicada da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (CRHEA/ EESC/ USP). Mestra em Ecologia e Recursos Naturais pela UFSCar (2010) Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (2015). Participa do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Cultura da Sustentabilidade, registrado e certificado pelo CNPq. É membro (Affiliate member) do Education, Environment and Sustainability (EES) Faculty Research Group da Monash University (Melbourne, Austrália), da Rede de Educação Ambiental do Paraná (REA -PR), da Rede Brasileiria de Educação Ambiental (REBEA) e Rede Universitária de Programas de EA para Sociedades Sustentáveis (RUPEA). É associada da Aliança Tropical de Pesquisa da Água (TWRA: Tropical Water Research Alliance) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Atualmente, é Professora Adjunta da Universidade Federal do Paraná (Setor Palotina) e professora permanente do Programa de Pós Graduação em Educação/ UFPR e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas/ UFPR. 

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Publicado

2020-12-01

Como Citar

Silva de Aquino, B. A., Anna Carolina Espósito Sanchez, & Valéria Ghisloti Iared. (2020). PERFIL DE INTERESSADAS/OS EM PARTICIPAR DE UM PROJETO COMUNITÁRIO DE COMPOSTAGEM URBANA. Engenharia Urbana Em Debate, 1(1), 146–159. https://doi.org/10.59550/engurbdebate.v1i1.99

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