Edições anteriores

  • Cidade e Pesquisa
    v. 3 n. 1 (2022)

  • v. 2 n. 2 (2021)

    A REVISTA EngUrbDebate trata de questões do meio urbano, relacionadas à água em seus múltiplos fins, ao uso ocupação do solo, desenho e paisagem , aos transportes, ao solo, e às questões ambientais, sociais e financeiras. Almeja-se uma cidade para o bem-estar do homem, com espaços livres e verdes para o lazer e o esporte, despoluídas, com valorização dos rios urbanos, predominância de transporte públicos, redução de poluição acústica, controle das inundações entre outros aspectos. Entretanto encontram-se cidades que sequer possuem cadastros de sua infraestrutura e mesmo sem planejamento urbano e de seus sistemas. Soluções convencionais ainda praticadas, por exemplo, de redes pluviais para afastamento dos volumes de água escoados na superfície, alocação de vias junto aos cursos d’água, desconsiderando que as margens dos rios são periodicamente alagadas. São dados outros usos aos espaços das águas pluviais, só que não há como “combinar com o time adversário”, as águas encontram seus caminhos e com elas arrastam tudo que encontram. Outro problema não menos complicador é que as cidades já estão construídas, os espaços ocupados e explorados financeiramente. Há parcela da população ocupando áreas impróprias e inseguras à habitação.

  • Capa do volume 2, n.2, Interfaces Urbanas

    Interfaces Urbanas
    v. 2 n. 1 (2021)

  • Cidades + Resilientes
    v. 1 n. 2 (2020)

    Afim de garantir a integração entre linhas de pesquisa áreas, o PPGEU lançou o periódico Engenharia Urbana em Debate, com acesso livre e gratuito. O número 1 tratou do Isolamento Social pela Covid-19.  O 2º número aborda o tema Cidades + Resilientes e demonstra o comprometimento e consolidação no debate de temas vinculados à Engenharia Urbana.

    Neste contexto, reforça-se a importância de preparar as cidades para que se tornem mais resilientes, tendo em vista todos os problemas que os ambientes urbanizados enfrentaram e a necessidade da resiliência ser foco primordial nas discussões sobre cidades sustentáveis e inovadoras.

    O PPGEU/UFSCar foi vanguarda em vários temas contemporâneos de gestão em cidades e, nesta oportunidade, lança mais um número de sua revista eletrônica com investigações e debates de diversas naturezas entre os eixos temáticos do Programa: urbanismo, saneamento, geotecnia/geoprocessamento e transportes e mobilidade.

  • A Cidade e o Isolamento Social
    v. 1 n. 1 (2020)

    A pandemia Covid-19 trouxe mudanças à vida urbana e exigiu adaptações da sociedade, de forma preventiva, para garantir os serviços essenciais à saúde pública. Neste contexto, padrões de consumo, geração de resíduos sólidos, revisão de valores, conscientização sobre o aspecto coletivo, planejamento de infraestrutura urbana, uso sustentável de recursos e uma mudança na mobilidade urbana surgiram para expor novas demandas socioculturais e econômicas. Nestas circunstâncias, o PPGEU lança o 1º número do periódico Engenharia Urbana em Debate, com acesso livre e gratuito, com o tema Isolamento Social.