Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Normas para publicação

  • A revista recebe artigos em fluxo contínuo, são publicados 2 números por ano.
  • A escolha do melhor volume a ser publicado o artigo após a sua aprovação é  critério dos editores .
  • Os artigos devem trazer contribuição inédita;
  • Ao menos um dos autores deve ter titulação mínima de mestre;
  • Os autores se responsabilizam integralmente pelo conteúdo escrito, informações e dados divulgados, bem como sobre as fontes das tabelas, gráficos e imagens publicadas.
  • Excepcionalmente em casos específicos serão aceitos artigos com mérito apresentados em eventos, artigos de notória contribuição ao conhecimento científico avaliados por pares;
  • Poderão ser convidados pesquisadores de renomada tradição para a publicação de artigos especiais;
  • O periódico pode conter uma parte de divulgação de Notas Técnicas, Resumos de livros e/ou Teses;
  • Os arquivos para submissão devem estar em formato Microsoft Word, de acordo com as especificações da revista e em consonância com as normas de formatação disponíveis no site da revista;
  • Todas as indicações que identifiquem os autores devem ser excluídas nas fases de avaliação por pares;
  • Os artigos devem conter Título e Resumo em português, espanhol e inglês;
  • Os artigos devem ter Objetivos, Métodos, Resultados e Conclusões claramente descritos;
  • Figuras, imagens e tabelas devem ser encaminhadas em arquivos separados e em alta definição (não inferior a 300 dpi);
  • Cabe aos autores, apresentarem a autorização pelo uso de figuras e imagens que não sejam de sua autoria.
  • O artigo deve conter de 5000 a 7000 palavras;
  • A diagramação da revista é de responsabilidade dos editores;
  • Os artigos serão submetidos a dois pareceristas em sistema de avaliação “às cegas”.
  • O cadastro de todos autores deve ser efetuado com os dados completos [nome, titulação, vínculo institucional, código ORCID (http://orcid.org/), e-mail e biografia resumida]
  • Os autores se responsabilizam pelas revisões gramaticais de texto e traduções.
  • As referências bibliográficas devem estar de acordo com as normas ABNT NBR 6023 e as citações de acordo com as normas ABNT NBR 10520 em suas versões vigentes
  • Os autores são responsáveis pelas obrigatoriedades quanto às citações sobre as fontes de financiamento.
  • Os autores se responsabilizam quanto à necessidade de aprovação da pesquisa e do conteúdo em comitês de ética, no caso de pesquisas que envolvam seres humanos e/ou animais.
  • Os autores se responsabilizam quanto à utilização de trechos de outros autores, citando devidamente as fontes e que não configurem plágio.
  • Os autores se comprometem a avaliar artigos afins destinados à Engenharia Urbana em Debate, quando solicitado pelo Corpo Editorial.

 

Saneamento

As pesquisas em Saneamento buscam estudos com experimentos práticos laboratoriais, análises computacionais, investigações com atividades de levantamento em campo, aplicações de métodos de cálculo nos quatro eixos temáticos do saneamento básico e, de modo geral, estudos com integração a outras áreas do saber (ambiental, social, econômico).

Em função da demanda profissional e a importância em inserir aspectos inerentes aos serviços urbanos, há abertura para estudos incluindo programação computacional, instrumentos de gestão de qualidade, uso de indicadores e métodos da gestão, a participação social nas decisões públicas e planejamento do setor e, novos experimentos em laboratório.

Urbanismo

A categoria temática Urbanismo absorve artigos de pesquisas que investigam, pelas diferentes faces da produção da cidade, habitação social, planejamento urbano integrado e sustentável e estudos de Planos Diretores de cidades de pequeno, médio portes e regiões metropolitanas, assim como a aplicação de instrumentos urbanísticos e conforto ambiental urbano. A discussão da produção do espaço urbano abrange também os temas como infraestrutura verde e sustentabilidade urbana, cidades inteligentes e seus desdobramentos sociais e ambientais.

Esta categoria acolhe trabalhos profissionais de arquitetura e urbanismo, e considera bem-vindos artigos das mais diversas áreas do conhecimento: engenharia civil e ambiental, cartografia, geografia, direito ambiental, entre outros. Evidencia-se, portanto, a busca pela integração do conhecimento entre áreas que estudam e atuam na produção da cidade inteligente e sustentável.

Geotecnia e Geoprocessamento

A categoria de Geotecnia e Geoprocessamento tem abordagem entre as técnicas de cartografia geológico-geotécnica e as ferramentas de geoprocessamento. O interesse igualmente é voltado para planejamento urbano e ambiental, ampliando-se para cartografias geoambientais regionais, Sistema de Informação Geográfica (SIG) e sistemas ambientais aplicados a temas urbanos diversos.

Esta categoria também recebe estudos associados a águas subterrâneas, áreas antropizadas, novas ferramentas de geoprocessamento e trabalhos associados a outros temas, com integração de geologia, geotecnia, engenharia civil e geoprocessamento.

Transportes

Na categoria temática Transportes, as pesquisas acompanham a mudança dos modais utilizados em face às mudanças na mobilidade urbana cada vez mais presentes. São bem acolhidos os temas relacionados à mobilidade urbana sustentável (correlacionados ao desenvolvimento de cidades inteligentes), à segurança viária, à infraestrutura de transportes e ao uso dos Sistemas de Informação Geográfica aplicado aos diversos problemas de transportes que ocorrem no meio urbano. 

As pesquisas desenvolvidas com a integração entre os diferentes temas da área de Transportes fazem parte dos interesses do periódico, dada a riqueza em associá-los à visão integrada com conhecimentos sobre os problemas concretos e propostas de soluções que possam contribuir para a melhoria da mobilidade nas cidades. 

Resenhas

A Seção Resenhas é destinada a divulgação de trabalhos concluídos de pós-graduação, iniciação científica, lançamento de livros, eventos e atividades de extensão.

Resumos de teses/Dissertações

Defendidas no Programa de Pós Graduação em Engenharia Urbana – PPGEU / UFSCar nos últimos 3 anos.

- 5.000 caracteres, incluindo título, autores, texto em português e inglês ou espanhol e inglês, com até 3 palavras chave, podendo conter um resumo gráfico que deverá ser submetido também em arquivo separado em alta definição (não inferior a 300 dpi).

- A diagramação da revista é de responsabilidade dos editores;

- Consideram-se autores: autor da dissertação ou tese, orientador e coorientador.

- O cadastro de todos autores deve ser efetuado com os dados completos [nome, titulação, vínculo institucional, código ORCID (http://orcid.org/), e-mail e biografia resumida]

- Os autores se responsabilizam pelas revisões gramaticais de texto e traduções

- O conteúdo deve estar de acordo com o template apresentado a seguir.

Título em Português ou Espanhol

Título em Inglês

Autor(a)

Instituição

Contato (e-mail)

Curso: (Mestrado/ Doutorado)

Data da Defesa

Orientador(a)

Instituição

Contato (e-mail)

Texto em Português ou Espanhol

Palavras chave: 

Texto em Inglês

keywords

Resumo gráfico (graphical abstract) – resumo pictórico das principais conclusões da dissertação / tese.

(Ver exemplos em https://www.elsevier.com/authors/tools-and-resources/graphical-abstract#:~:text=A%20graphical%20abstract%20is%20a,readers%20at%20a%20single%20glance)

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.